quarta-feira, 31 de outubro de 2012

É hoje!

Foto Letícia Schinestsck

Hoje inicia a 40ª Feira do Livro de Pelotas! Uma edição para entrar para a história.

Acompanhe as notícias pelo site, facebook (www.facebook.com/feiradolivropel) e twitter (@feiralivropel) e fique por dentro de tudo o que vai rolar nesta edição.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Com a palavra, o orador Renato Varoto


Varoto é o orador da 40ª Feira do Livro de Pelotas
(Foto Helena Schwonke)

Renato Varoto sempre esteve envolvido em movimentos culturais da cidade. Participou de atividades das mais diversas áreas, como teatro, literatura e festivais de cinema. Além de frequentador da Feira, esteve presente em pelo menos cinco edições como escritor, lançando livros.

Apesar da ligação com o evento, que de alguma forma sempre existiu, ficou surpreso quando recebeu o convite para ser o orador desta edição. "Fiquei muito honrado. Não sei se eu seria a pessoa mais indicada, pelo menos não para este ano, em que se comemoram quarenta edições. De qualquer forma não poderia recusar este convite. Vou fazer o melhor e espero corresponder às expectativas".

O orador comenta que também ficou feliz pela escolha do patrono, André Macedo. “Ele foi meu aluno e para um professor isto é uma grande realização.Faz parte da missão da profissão, talvez alguma sementinha ali posso ter plantado”, comenta.

Para Varoto, a Feira do Livro retorna em boa hora ao foco principal. “É o momento de incentivar e despertar, em crianças e jovens, o hábito de ler”, diz. “Este ano a proposta vai muito além da comercialização de livros. As mesas redondas serão uma garantia de que em Pelotas é possível debater e expor as mais diferentes ideias, com pessoas das mais diferentes tendências. Vai mostrar que a cidade pensa e respeita o pensamento livre”, explica.

Sobre o discurso de abertura, Varoto adianta: “A ideia é destacar o significado e a importância do evento para a cultura local e regional. O discurso não pode ser longo, pois se torna cansativo, mas também não pode ser tão breve a ponto de não ter nada a dizer".

__

SOBRE RENATO VAROTO
Bacharel em Direito, Licenciado em Ciências Sociais e Doutor em Direito Administrativo.
Professor, jornalista e advogado, é autor de livros sobre Pelotas, Direito e Literatura.
É, também, acadêmico titular da Academia Pelotense de Letras e da Academia Sul-brasileira de Letras.




Abertura oficial da Feira do Livro



Estão todos convidados para a abertura oficial da 40ª Feira do Livro de Pelotas, que acontece amanhã, às 18h, na Tenda Cultural João Simões Lopes Neto. 

Após a solenidade de abertura, a Cia Cem Caras de Teatro irá apresentar esquetes dos c
ontos de João Simões Lopes Neto.

Ainda na Tenda Cultural, às 19h, acontece o show de Flávio Mendez e às 20h show de Paulinho Martins, no palco do Café Cultural.

Compareçam e prestigiem esta grande festa da literatura!

domingo, 28 de outubro de 2012

Caravana de Escritores é um dos grandes destaques desta edição

Um projeto do Ministério da Cultura de apoio às feiras de livros e festivais literários, possibilitará o contato do público com escritores renomados. É a Caravana de Escritores, que chega na Feira do Livro de Pelotas pela primeira vez e promete ser um dos grandes destaques do evento.

Confira a programação:



Ana Mariano, Carola Saavedra e Rubens Figueiredo
Dia 2 de novembro, às 20h
Tema: Romance nos Tempos Modernos



Thedy Corrêa, Cláudia Laitano e David Coimbra
Dia 7 de novembro, às 20h
Tema: Mídia e Literatura




Xico Sá, Paulo Scott e Fabrício Carpinejar
Dia 17 de novembro, às 20h
Tema: Divã Literário


Além destas atrações, a Tenda Cultural João Simões Lopes Neto irá receber diversas atividades, como palestras, contações de histórias, apresentações de teatro, dança e música.

sábado, 27 de outubro de 2012

Presidente da Câmara Pelotense do Livro comenta as expectativas para o evento

 Isabel acredita que esta edição será um marco na história  
(Foto Helena Schwonke)

Há três anos como Presidente da Câmara Pelotense do Livro, Isabel Zschornack conta que desde que assumiu o cargo, a ideia de modificar o formato da Feira do Livro de Pelotas já estava sendo estudada e que foi colocada em prática este ano como forma de celebrar a quadragésima edição do evento. “Achamos que este era o momento certo para fazer a mudança”, comenta.

Há mais de dez anos trabalhando na Feira, Isabel afirma que esta edição é muito especial por todas as novidades que estão por vir, e que a expectativa entre os livreiros é grande. “As livrarias vão se destacar mais agora que o foco é no livro. A nossa expectativa é que venha mais gente ver o que está acontecendo, já que a proposta é toda diferente”, fala.

Para a Presidente da Câmara, com esse evento todos saem ganhando. “Atende todos os públicos, das mais diversas classes e dá oportunidade igual para todos irem até a praça e usufruírem desse momento. Para os livreiros é a chance de mostrar em um ambiente público, o que eles oferecem durante todo o ano dentro de espaços privados, que muita gente não frequenta”.

Assim como outros envolvidos no processo de organização, Isabel concorda que a grande aposta para esta edição é a Tenda Cultural Simões Lopes Neto. “O grande destaque é a Tenda e as atividades que serão propostas nesse espaço. A participação direta com os autores vai ser muito importante”, diz.

Na programação, a presidente destaca que foram priorizadas iniciativas que incentivem a formação de novos leitores e que tenham foco na literatura. “Muitas vezes as atividades paralelas atrapalhavam o público leitor, que estava ali para comprar livros e acabava se incomodando. Agora vai melhorar tanto para os que trabalham como para os que visitam”, garante.

Isabel afirma que esta edição vai ser um marco. “Com certeza esta Feira vai entrar para história. A tendência é seguir com esse novo formato e ir  melhorando cada vez mais”.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Novo formato do evento foi construído em conjunto


Para realizar um grande evento é preciso grandes cabeças. Com esse pensamento, a equipe responsável pela organização da Feira do Livro buscou pessoas que pudessem de alguma forma contribuir com a construção dessa nova etapa, que será um marco na história do evento.

O jornalista Pablo Rodrigues
 irá mediar debates no evento

(foto: assessoria IJSLN)
O jornalista Pablo Rodrigues foi um dos convidados e aceitou prontamente o desafio.  Há quase sete anos trabalhando no Jornal Diário Popular, começou na editoria de cultura, passou para editor do caderno e hoje assume a função de editor-chefe.

Mais do que um frequentador da Feira do Livro, Pablo conta que foi sempre um grande admirador do evento, mas não estava satisfeito com o rumo que a Feira havia tomado.  “Fiz algumas críticas no jornal, pois não concordava com a maneira que estava funcionando. O nosso modelo estava muito ultrapassado”, declara.

O jornalista explica que aceitou o convite para ajudar nesse processo justamente pela mudança que estava sendo proposta. “Me sinto muito feliz em saber que de alguma maneira vou contribuir com esse novo modelo da Feira. Critiquei quando foi necessário e agora estou ajudando a construir essa mudança”, fala.

Para Rodrigues, a mais importante das novidades é a Tenda Cultural. “Lá os autores irão conversar com o público, isso vai favorecer as pessoas a terem um contato mais direto com a literatura e essa troca é muito importante. Em boas feiras do livro do país esse diálogo já acontece, acho fundamental existir”.

Além de ter auxiliado na busca de escritores e palestrantes para o evento, Pablo será mediador de alguns debates que acontecerão durante os 19 dias de Feira do Livro. O primeiro deles no dia 14 de novembro, sobre o centenário dos Contos Gauchescos, que irá contar com a presença de Aldyr Garcia Schlee, Luis Carlos Borges e João Luis Ourique. 

Secretaria Municipal de Cultura: parceria fundamental para a realização da Feira do Livro

Secretária de Cultura, Annie Fernandes

 A Feira do Livro de Pelotas conta com o apoio de instituições e órgãos públicos para ser realizada anualmente. A Secretaria Municipal de Cultura é uma dessas parcerias e além de investir, também ajuda na construção desse evento.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro e Ibope, mais de oito milhões de leitores compram livros em feiras e os livreiros estimam que mais de 10 milhões de adultos e crianças visitem as feiras do livro realizadas em todo o país. Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Annie Rodrigues, esses números mostram o alcance de um evento como esse. “A Feira faz a cidade se movimentar em torno do livro e chama a atenção da população para a leitura”,  fala.

Há 30 anos morando em Pelotas, Annie, que é de origem uruguaia, fala que foi incentivada a ler desde cedo. “O primeiro presente que ganhei da minha mãe foi um livro”, lembra.  “Durante minha infância e adolescência li bastante, foi muito importante para minha formação. Na escola no Uruguai éramos muito estimulados, líamos inclusive literatura brasileira. Adquiri este hábito muito cedo e considero fundamental”, comenta.

A Secretária salienta a importância da Feira do Livro na cena cultural da cidade: “É um importante evento que tem como um dos objetivos incentivar a leitura e agregar a população.  Essa apropriação do espaço público vem para o bem da cultura. Acredito que independente se as pessoas vão comprar livros, elas já ganham em estar neste ambiente”, afirma.

Annie aproveita para parabenizar a organização do evento pelas mudanças que serão feitas nesta edição. “Retornamos o centro das atenções para a literatura e teremos finalmente o livro como estrela principal”, fala. “As atividades culturais paralelas, como apresentações de música, dança e teatro, só agregam mais valor ao evento, irão acontecer de forma coadjuvante, pois o livro é o artista principal e nada é mais justo que isso”, completa.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Feira do Livro começa a tomar forma no centro da cidade



Há uma semana do início da 40ª Feira do Livro de Pelotas, a Praça Coronel Pedro Osório, no centro da cidade, já começa a receber os indícios do evento. Desde a manhã de ontem dezenas de funcionários trabalham de maneira intensa na montagem das estruturas que abrigarão os livreiros de 31 de outubro a 18 de novembro.

A programação deste ano conta com inúmeras atrações envolvendo escolas, entidades, empresas e comunidade. São apresentações de teatro, música, palestras com escritores e dança, tendo o livro como centro de todas as atenções.

A programação completa do evento será divulgada ainda esta semana.
Acompanhe as notícias pelo site e pelo facebook www.facebook.com/feiradolivropel e fique por dentro desta grande festa da literatura.

domingo, 21 de outubro de 2012

Exposição resgatará a história da Feira do Livro de Pelotas




Duarte fez a doação dos materiais que
guardou desde o início da Feira, em 1960

(Fotos Helena Schwonke)
 
Na última semana, a Câmara Pelotense do Livro recebeu uma importante doação que ajudará a recontar a história do evento literário mais importante da cidade.

Guardados há mais de cinquenta anos, diversos materiais sobre a Feira do Livro de Pelotas foram repassados das mãos do Sr. Gilberto Rezende Duarte, idealizador das primeiras edições do evento, para os representantes da Câmara, que agora tem a responsabilidade de armazenar e conservar este precioso acervo.

São recortes de jornais e revistas, cartas, fotografias, documentos e dezenas de livros autografados em diversas edições da Feira do Livro, desde a primeira, em 1960. Parte desta história poderá ser conferida em uma exposição que resgatará a trajetória deste evento, que completa este ano sua quadragésima edição.



Gilberto Rezende Duarte e a Feira do Livro de Pelotas


Matéria do Jornal Diário Popular (1960)
Seu Gilberto, como é hoje conhecido, era um jovem de 24 anos quando ouviu na rádio uma notícia sobre a feira do livro que acontecia em Porto Alegre e teve a ideia de realizar o evento em Pelotas. Na época, ele e o irmão, Itamar, eram representantes de uma editora e vendiam livros de porta em porta. Com o apoio do então prefeito da cidade, João Carlos Gastal, os irmãos foram até a capital fazer o convite aos livreiros, que aceitaram prontamente.


Gilberto conta que se aproximava da data de início da Feira e pouco havia sido divulgado nos meios de comunicação. Foi então que decidiu pedir ajuda para João Alfredo de Souza Lobo, jornalista do Diário Popular, que convidou ele e o irmão para uma entrevista. Segundo Duarte, assim que o evento foi divulgado no jornal a notícia se espalhou. “No outro dia o telefone não parou de tocar. Muitas pessoas começaram a ligar para saber mais, apoiar e participar”.


A primeira Feira do Livro de Pelotas aconteceu de 25 de novembro a 4 de dezembro de 1960, na Praça  Coronel Pedro Osório e foi realizada nos quatro anos seguintes. Parou em 1964 por falta de investimentos, diferente do que costumam falar, Duarte explica que não teve nenhuma relação com a ditadura. “Ela foi interrompida quando os livreiros de Porto Alegre desistiram de emprestar as barracas, que segundo eles, voltavam muito danificadas devido ao transporte”, fala. “Na época o prefeito da cidade, Edmar Fetter, não investiu em novas barracas e por este motivo a Feira não pode acontecer.  Só voltou a ser realizada em 1978, com o apoio do prefeito Irajá Andara Rodrigues”, lembra.

"Hoje olho e vejo que talvez tenha sido
uma das coisas mais
 importantes que fiz na vida"
Emocionado, Gilberto conta que fica muito feliz com a direção que tomou o evento. “Nunca imaginei que teria esta proporção. A cidade cresceu, o público é outro, mais diversificado e numeroso, com maior consciência da importância de ler”, reflete.


Apesar de ser peça fundamental para a realização do evento na cidade, Duarte considera a Feira muito mais importante para ele, do que ele para ela. “Hoje olho e vejo que talvez tenha sido uma das coisas mais importantes que fiz na minha vida. Mas não sinto que fui essencial nessa história, se eu não tivesse tomado aquela iniciativa em 1960, tenho certeza que outros teriam feito em seguida. Ela iria acontecer de qualquer forma”.


Os curiosos poderão saber mais sobre a história e trajetória da Feira do Livro de Pelotas de 31 de outubro a 18 de novembro, na exposição que será montada em uma das tendas na Praça Coronel Pedro Osório.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

40ª Feira do Livro de Pelotas é lançada oficialmente


Foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira a 40ª Feira do Livro de Pelotas. Além dos organizadores do evento, do Patrono e Orador desta edição, estiveram reunidos no Café Rivoli representantes de instituições, apoiadores e imprensa local.  

Como já está sendo divulgado, a Feira do Livro contará com muitas novidades, a principal delas é a Tenda Cultural João Simões Lopes Neto. Este ano além de conferir os lançamentos literários e participar das sessões de autógrafos, o público poderá integrar os debates com pesquisadores e escritores.

Com o slogan  “40 Anos de Literatura na Praça”, esta edição pretende ser ainda mais especial. Além da programação musical, o evento prevê apresentações permanentes de alunos de escolas locais, grupos de dança e de teatro, e leitura de contos e poesias.

A 40ª Feira do Livro de Pelotas acontece de 31 de outubro a 18 de novembro.


 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Programação divulgada



A edição do jornal Diário Popular de ontem (15/10) trouxe uma matéria com as principais atividades que irão compor a programação da Feira do Livro.
Confira alguns trechos:





sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Escritores que irão participar da Feira serão conhecidos no domingo

Foto Letícia Schinestsck

Na edição deste domingo o jornal Diário Popular divulgará a seleção de escritores renomados que irão participar da 40ª Feira do Livro de Pelotas.

Além das tradicionais sessões de autógrafos, grandes nomes da literatura nacional estarão presentes também em mesas de discussões e conversas com o público.

Acompanhem as notícias pelo site e pelo facebook e fique por dentro de tudo o que vai rolar nesta grande festa.

De 31/10 a 18/11 teremos a oportunidade que tantos esperavam. A fonte direta de cultura literária estará transbordando na Praça Coronel Pedro Osório!




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Literatura Fantástica na Feira



Raphael Draccon e Carolina Munhoz estarão presentes no evento
Anjos, fadas, criaturas mitológicas e tudo o que envolve o sobrenatural fazem parte da chamada "literatura fantástica", o mais recente fenômeno comercial da literatura contemporânea brasileira.
 Novos escritores e editoras dedicadas à este gênero surgem por todo o país, enquanto a massa de leitores cresce a cada dia.

Dois dos jovens escritores que estão no centro deste novo gênero estarão presentes na 40ª Feira do Livro de Pelotas.
No dia 3 de novembro, às 20h, a Tenda Cultural João Simões Lopes Neto recebe Raphael Draccon e Carolina Munhoz. Os escritores irão falar sobre a ascensão da literatura fantástica no Brasil.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Jovens escritores na Feira do Livro

(Foto Jô Folha )

No dia 8 de novembro, um grupo de jovens escritores estará na Tenda Cultural da Feira do Livro para bater um papo com o público.
Leon Sanguiné (foto), Catarina Schein, Ruan Libardoni e Júlia de Moura irão falar um pouco sobre seus trabalhos pessoais e suas experiências no mundo da literatura.

IFSul Simoneando na Feira do Livro

Foto Letícia Schinestsck
O projeto IFSUL Simoneando na Feira do Livro será uma das diversas atividades com o foco literário neste edição.
Coordenado pelo Professor Luiz Minduim Vasconcellos, juntamente com os Professores Gilnei Oleiro e Flávio Dornelles, o projeto tem a proposta de apresentar ao público jovem uma forma diferente de conhecer a obra de Simões Lopes Neto.
Na Tenda Cultural, o Grupo de Teatro Cem Caras irá apresentar esquetes com o enredo em contos do autor e serão feitas atividades com o público presente.

sábado, 6 de outubro de 2012

Falta pouco!

Foto Letícia Schinestsck

Vem aí a edição que vai recolocar Pelotas no circuito de Feiras do Livro do país. Tudo está sendo preparado para que tenhamos um grande evento, com diversas atividades com o foco na literatura.

Na próxima semana divulgaremos a programação da Tenda Cultural João Simões Lopes Neto. Já podemos adiantar que serão realizados saraus, debates, palestras e conversas com escritores renomados.

Acompanhe as notícias pelo site e pelo facebook www.facebook.com/feiradolivropel e fique por dentro de tudo o que vai acontecer na 40ª Feira do Livro de Pelotas.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Programação musical confirmada

Foto Letícia Schinestsck
Para este ano foram feitas algumas alterações na estrutura da Feira e o palco foi reduzido. A ideia é que as apresentações musicais sejam feitas em clima de happy hour, com caráter mais intimista, por este motivo serão em formato duo ou solo e em versões acústicas.
Esta programação é viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Serão 20 shows, um por noite, com exceção da noite de abertura do evento, em que serão realizadas duas apresentações.


Confira a programação de shows:

Dia 31/10 (quarta)  – 19h  – Flávio Mendez
Dia 31/10 (quarta) – 20h30  – Paulinho Martins
Dia 01/11 (quinta) – 19h30 – Paulinho Oliveira
Dia 02/11 (sexta) – 19h30 – Simone Passos
Dia 03/11 (sábado)  – 19h30 – Carise dos Santos
Dia 04/11 (domingo)  – 19h30 – César Lascano
Dia 05/11 (segunda) – 19h30 – Beto Porto
Dia 06/11 (terça) –19h30 – Solon Silva
Dia 07/11 (quarta) – 19h30 – Anna Júlia + Jucá
Dia 08/11 (quinta) – 19h30 – Nuno e Dione
Dia 09/11 (sexta)  – 19h30 – Hugo Miori
Dia 10/11 (sábado) – 19h30 – Flavinho Vieira
Dia 11/11 (domingo) – 19h30 – Lara Rossato
Dia 12/11 (segunda) – 19h30 – Fábio Saraiva
Dia 13/11 (terça) – 19h30 – Spanish Duo
Dia 14/11 (quarta) – 19h30 – Dija
Dia 15/11 (quinta) – 19h30 – Marquinho Brasil
Dia 16/11 (sexta) –  19h30 – Maicon Rosa
Dia 17/11 (sábado) – 19h30 – Beto e Izar
Dia 18/11 (domingo) –  19h30 – Toni Konrath

Músicos interessados em participar sem remuneração podem entrar em contato através do e-mail contato@feiradolivrodepelotas.com.br.


Mix Gastronômico

Foto Letícia Schinestsck

Café Armazém, YoShake, Frida Lanches e Satolep Cake são os fornecedores de alimentos que farão parte do mix gastronômico que será oferecido na Feira do Livro. 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Contagem regressiva

Foto Letícia Schinestsck
Contagem regressiva: Faltam trinta dias para a 40ª Feira do Livro de Pelotas!