Algumas bancas dão desconto nos livros pockets das editoras Companhia das Letras e L&PM. Até dois exemplares tem 15% de desconto, três ou mais tem 20%. A coleção Obra Prima, da editora Martin Claret também tem desconto de acordo com o número e exemplares comprados. Os sorteios também são comuns na feira. As livrarias dão, na compra de um livro de qualquer valor, um cupom para o leitor preencher e concorrer a uma cesta de livros.
Existem bancas com 50% de desconto em livros da área do direito e saúde, e vários por R$ 9,90. A estudante Marcela Simões comprou o guia não oficial da série Glee para dar de presente a uma amiga. “Como o livro é pra minha melhor amiga, compraria de qualquer jeito, mas a promoção me possibilita comprar outros livros na feira”, disse.
Os clássicos estão em destaque nessa 40ª Feira. A Coleção Clássicos, da editora Abril, está fazendo sucesso entre os visitantes e várias livrarias a vendem. Agora quem quiser conhecer a literatura inglesa de Jane Austen ou as aventuras de Dom Quixote de La Mancha pode fazer isso por R$ 15,00. “Sai bastante, alguns autores acabaram nos primeiros dias de feira, aí a gente tem que repor. É importante fazer essas promoções pra facilitar o acesso dos livros às pessoas”, diz Sheila Meira, da Cia dos Livros.
As promoções e os descontos tornam os livros mais acessíveis para os leitores, fazendo com que o público da feira possa se diversificar e a literatura, aos poucos, seja para todas.
Texto: Luiza Katrein