domingo, 4 de novembro de 2012

Literatura Fantástica em foco na Feira


Fotos Helena Schwonke

Na tarde de ontem o público jovem lotou a Tenda dos Autógrafos para receber os escritores de literatura fantástica Raphael Draccon e Carolina Munhóz. Eles vieram do Rio de Janeiro para participar da Feira do Livro de Pelotas.

Arthur Medeiros, de 13 anos, se surpreendeu quando ficou sabendo que eles viriam. "Tenho uma admiração muito grande por eles, fiquei eufórico quando soube”. Depois de tirar fotos e pegar autógrafos, Arthur falou que adorou conhecer o casal. “Eles foram muito legais e simpáticos.”

Foi pelo site da Feira que Felipe Gonçalves ficou sabendo da notícia. “Fiquei muito feliz, nunca tinha imaginado encontrar eles em Pelotas", comentou.

Para os escritores, o contato com o público é fundamental. “É importante para eles verem que a juventude também escreve”, falou Carolina Munhoz.  “É uma troca muito interessante, pois o nosso trabalho é muito solitário. É legal poder passar uma mensagem direta pra eles”, disse Draccon.



Escritores participaram de conversa com o público




Às 20h os dois subiram no palco da Tenda Cultural João Simões Lopes Neto para bater um papo com o público. Além de comentar sobre a ascensão da literatura fantástica no Brasil, eles falaram sobre o início da trajetória como escritores e deixaram mensagens para os jovens leitores.

 “Eu era muito tímida, no colégio sofria bullying e tinha depressão. Então eu descobri os livros. Posso dizer que o livro pode salvar uma vida, ele salvou a minha”, contou Carolina.

“Cada um de vocês tem um sonho. Não importa se irão conseguir, mas tentem. O “e se...” é a pior coisa que existe. É um vazio que nunca pode ser preenchido. A sensação de tentar é muito boa”, falou Raphael Draccon.

No final da conversa os escritores agradeceram a oportunidade de participar do evento, e ao público, por comparecer. “A magia não está nas nossas obras e nem nas palavras que escrevemos e sim na maneira como as palavras tocam na gente. A gente fica muito feliz de elas terem tocado em vocês e nós estarmos reunidos agora”, disse Draccon.